terça-feira, 2 de junho de 2015

Vereador Vagner Souza acompanhou os geólogos da CPRM - Serviços Geológico do Brasil durante visita a Serra do Cuó

Caminhada de 2 Km até a última parada em cima da serra
Na manhã desta terça-feira (02), o vereador Vagner Souza acompanhado dos geólogos da CPRM, Vladimir Cruz e Alan Costa, subiram a Serra do Cuó dando início ao ciclo de visitas técnicas que irão servir de instrumentos para a criação da Unidade de Conservação Municipal da Serra do Cuó.

O objetivo da visita é fazer o mapeamento geológico da área. Para tanto, os geólogos visitaram diversos setores da Serra e de seu entorno, coletando amostras do solo, pedras, bem como, georeferenciando pontos relevantes para o processo de criação da UC.

Os geólogos afirmam que a análise preliminar revela que não foi encontrada nenhuma ocorrência que impossibilite a criação da UC. Porém, todo o material coletado deverá ser submetido a uma maior avaliação visando resguardar toda a integridade das informações a serem documentadas.
No dia 26 de junho quem irá visitar a Serra do Cuó é a equipe do Núcleo de Unidades de Conservação – NUC do IDEMA. Pedro Leitão (Coordenador) e Natália Rodrigues (Bióloga) agendaram a sua vinda visando conhecer de perto a Serra do Cuó, e ainda, auxiliar na elaboração da abertura do processo de criação da UC junto à prefeitura.

O ciclo de visitas está previsto para o final do mês de julho com a vinda dos professores Marcos Nascimento e Zuleide Lima da UFRN. A previsão é que eles e seus alunos passem uma semana em nossa cidade, onde poderão coletar informações importantes para o fechamento do Estudo Técnico da serra do Cuó.

Sobre a Unidade de Conservação

A proposta de criação da Unidade de Conservação Municipal tem como premissas básicas: contribuir para o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica; educar e ensinar ao público sobre temas geológicos e ambientais (educação); preservar o patrimônio geológico para futuras gerações.