sexta-feira, 5 de junho de 2015

Escaladores da AERN Visitaram a Serra do Cuó

Vagner, Victor e Allysson
Com a missão de desenvolver de forma sustentável, as atividades relacionadas a Escalada e as Trilhas de Aventura na Região da Serra do Cuó, os escaladores da Associação de Escaladores do RN (AERN), Allysson Laurentino, Victor Vasco de Souza e Ana Clara Tartari estiveram nas terras de Santana para prática de esporte de aventura no último final de semana.

A Serra do Cuó vem se tornando bem conhecida pelos escaladores que paralelamente ao trabalho com o Montanhismo e a Escalada, também desenvolvem um manejo de integração dos escaladores com a serra, o que lhes garante o ingresso seguro à trilha que leva às vias. Allysson e Victor falaram da importância da manutenção dessas trilhas. “A comunidade de escaladores vê com outros olhos, uma serra que oferece das mais variadas características, desde Boulder, escalada esportiva, esportiva em móvel e vias longas, além de montanhismo e esportes de aventura, mas que tenha o mínimo de infraestrutura, como estradas de acessos e manutenção das trilhas”, disseram os escaladores.


Foto: Ana Clara Tartari
“A Serra do Cuó tem um forte potencial turístico, haja vista que a Pedra da boca/PB tem potencial equivalente, no entanto com um estilo de escalada mais difícil e todo final de semana e tomada por grupos em busca do turismo de aventura, montanhismo e escalada. Além do que, a população do interior carece de locais para diversão e lazer nos finais de semana”, completou Allysson.

A AERN e o vereador Vagner Souza, estão programando um evento para divulgação das escaladas na Serra do Cuó. Neste mesmo período, o evento divulgará a necessidade de se Criar a Unidade de Conservação da Serra do Cuó, que estimulará o envolvimento da comunidade campo-grandense, proporcionando encontros de escaladores de todo o Brasil e do mundo.


Mais uma boa iniciativa de pessoas com compromisso socioambiental.