sexta-feira, 5 de junho de 2015

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente por Marcos Nascimento - Professor da UFRN

UFRN - Geólogo, Mestrado e Doutorado
em Geodinâmica e Geofísica e Professor
Adjunto II do Curso de Turismo.
Na visão de um geólogo, que tem na geodiversidade (variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos geradores de paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que constituem a base para a vida na Terra) um dos seus campos de trabalho, realmente o ambiente é tratado como metade!

Metade porque infelizmente no ambiente inteiro as atenções estão voltadas (quase que exclusivamente) ao meio biótico (a nossa biodiversidade), deixando de lado o meio físico ou meio abiótico (também conhecido com geodiversidade).

Apesar de ter aparecido há cerca de 20 anos este termo é pouco conhecido pela sociedade. Porém não deveria ser assim, uma vez que os seres humanos estão inteiramente dependentes da geodiversidade e de seus processos naturais.

Se olharmos quais são os elementos da geodiversidade, iremos perceber que não podemos viver sem os minerais e as rochas (matérias-primas para construirmos tudo que necessitamos hoje), sem o relevo (apenas contemplado como mera apreciação estética da paisagem), sem os fósseis (úteis para entendermos melhor o passado, compreender o presente e melhor prever o futuro) e sem os solos (de onde é produzida boa parte de nossos alimentos).

Devemos ter consciência que dependemos da geodiversidade para assim podermos dar o verdadeiro valor e importância a ela. Se hoje os noticiários mostram terremotos, tsunamis, deslizamentos de terras é simplesmente por que a Terra mostra sua dinâmica e, portanto entender que isto ocorre vai nos ajudar a prever e trabalhar esses e outros desastres naturais.

Uma conscientização ambiental só será completada se além de conhecermos a Biodiversidade, também soubermos o significado da Geodiversidade. Aí sim, teremos um ambiente inteiro e não só o meio ambiente.

Conhecer a geodiversidade é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de qualquer País e, por isto, deve ser considerada de suma importância. Produzir informações sobre ela tem a mesma importância que construir grandes obras de infraestrutura, afinal muitas dessas obras lançam mão da geodiversidade.

Todos possuem responsabilidades também sobre a geodiversidade, sejam cientistas, professores, políticos, gestores públicos, estudantes, sociedade em geral.

Chegou a hora de falarmos do meio ambiente de uma forma completa/inteira. A geodiversidade e a biodiversidade precisam andar juntas e não separadas como metade de um ambiente.

Texto de Marcos Nascimento