quinta-feira, 10 de maio de 2018

Câmara Municipal promoveu audiência pública para renegociação de dívidas rurais dos agricultores campo-grandenses

Agricultores e entidades ligadas a agricultura participaram da Audiência Pública

A Câmara Municipal de Campo Grande, realizou na manhã de ontem (09), uma audiência pública para debater e firmar Termo de Renegociação de Dívidas dos pequenos agricultores e produtores rurais deste Município junto ao Banco do Nordeste do Brasil.

Na ocasião, o gerente do Banco do Nordeste, Sr. Aroldo Gois, usou a Tribuna Livre para falar sobre Termo de Liquidação e Renegociação de Dívida dos pequenos agricultores deste Município, ressaltando a importância da sua efetivação para que os produtores rurais possam ter a oportunidade de realização de negócios com a instituição financeira, proporcionando o aquecimento da economia local.

Afinados com os agricultores, os vereadores sugeriram ao prefeito Manoel Veras, que compareceu à audiência, a formulação de um novo projeto de lei, obedecendo o que preceitua a Lei 13.340/16, com a discriminação do valor integral investido e a quantidade de beneficiados pela proposição, conforme minuta do projeto que será enviado pelo BNB.

Com isso realizado, a Câmara Municipal poderá garantir aos 169 produtores rurais campo-grandenses que contraíram empréstimos junto ao PRONAF, descontos de até 95% previsto na Lei federal 13.340/16 para liquidação e renegociação de suas dívidas com o BNB.

O montante devido junto ao BNB passa dos R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), que após a aprovação do Projeto de Lei, poderá ser liquidado e renegociado com apenas R$ 17.000,00 (Dezessete mil reais). 

Para o Vereador Vagner Souza. o valor investido pelo Município é insignificante se comparado aos resultados da reabilitação dos pequenos produtores rurais que a partir da aprovação na câmara, poderão estar isentos de pendências relacionadas ao PRONAF.

Segundo o Gerente do BNB, Sr. Aroldo Gois, os produtores ficarão automaticamente habilitados a contrair novos recursos para investimentos em suas propriedades, e assim, contribuir para o progresso do nosso Município e melhoria da qualidade de vida das famílias que poderão voltar a produzir no campo.

“A aprovação do projeto de lei irá amparar o homem do campo, que é, sem dúvida, merecedor deste benefício, visto que passa por tantas dificuldades. A câmara municipal é parceira dos agricultores e está sempre pronta a colaborar para que possam ter benefícios que ofereçam o aumento de suas atividades e melhoria da qualidade de vida”, pontuou Vagner.
 
Vereadores Vagner Souza, Nilson Júnior, Arnaldo Bezerra e Nilson Gondim com o Gerente do BNB, Aroldo Gois