sábado, 6 de outubro de 2018

Projeções Blog do BG/Consult apontam provável derrota de Adjuto Dias para deputado estadual


Nesta sexta-feira (5) o Blog do BG lançou rodada de projeções para as eleições proporcionais deste ano, que são feitas através de pesquisas realizadas pelo Instituto Consult, que foram encomendadas entre os meses de junho e outubro de 2018. No pleito de 2014, o Blog do BG acertou 21 dos 24 deputados estaduais eleitos.

Para 2018, a base de pesquisas foi a maior da história do Rio Grande do Norte. Foram realizadas 6.800 entrevistas divididas em quatro pesquisas de 1700 questionários. Nas quatro pesquisas, foram citados 131 nomes 296 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado estadual.

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada coligação de forma separada levando em consideração o eleitorado potiguar de 2.373.678. Estimando, aproximadamente 40% de votos em branco, nulos e abstenções, deveremos aproximadamente 1.500.000 de votos válidos.

O quociente eleitoral para deputado estadual deverá ficar entre 62 e 70 mil, ou seja, a cada vez que uma coligação ou partido não-coligado atingir esse total de votos, elege um representante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

COLIGAÇÃO 100% RN II

A coligação que conta com o MDB, DEM, PDT, PP e PODE tem 22 candidatos a deputado estadual. De acordo com todos os levantamentos realizados ao longo da campanha, foram mais citados nas pesquisas Consult: Getúlio Rêgo e Nelter Queiroz empatados em primeiro lugar, seguidos de Hermano Morais em terceiro, Adjuto Dias em quarto e Nina Souza em quinto.

De acordo com a projeção do Blog do BG, a Coligação 100% RN II elegerá apenas três deputados estaduais, podendo fazer o quarto dependendo da sobra de votos. Neste cenário, ficariam de fora o candidato Adjuto Neto (MDB), filho do prefeito de Natal Álvaro Dias (MDB) e Nina Souza (PDT), vereadora natalense.