domingo, 29 de novembro de 2015

RECORD MUNDIAL DE VOO EM ASA DELTA CRUZA O RN

"Uma vez que tenha experimentado voar, andará pela terra com seus olhos voltados para céu
pois lá esteve e para lá desejará voltar", Leonardo da Vinci.

Alguns homens que gostam de voar descobriram que a cidade de Tácima, um interiorzinho de 2mil habitantes na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba é “um dos melhores lugares do mundo pra voar de Asa Delta”, diz o instrutor de voo Thalis Pacheco.

O recorde mundial de voo livre, decolando de rampa é de 576 km, percorridos de Tácima cruzando o RN, chegando até Santa Quitéria no Ceará 9 horas depois. O feito é do brasiliense Dudu DF (Eduardo Fernandes). Thales chegou aos 383 km e culpou a idade por não ter feito mais. “Já não sou um garotão como você, (risos)” disse Thales para o nosso repórter, porém os recordes não são o seu objetivo ele quer apenas voar cada vez mais.

O clima nordestino, tão temido por alguns, faz com que a região seja perfeita para os amantes do voo livre. As térmicas junto com o relevo fazem com que os atletas consigam se manter voando por longos períodos e ainda tem o benefício de “sempre ter um bom lugar para pousar no caso de alguma roubada” afirma Thales que conta também com a tão conhecida receptividade do povo nordestino em casos de “roubadas”(termo usado por Thalis para descrever algum problema durante o percurso)

Mesmo com todas as condições climáticas para ser um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre Thalis acredita que o esporte ainda é muito pouco valorizado. “Lá fora se você jogar um martelo mais longe que todo mundo você é reconhecido, mas aqui temos o recorde mundial de Voo Livre e quase ninguém sabe. Bom mesmo seria se eu fosse jogador de futebol, mas fazer o que se o que amo é o voo”, afirma com bom humor.

Fonte: Portalmarte