quarta-feira, 22 de julho de 2015

Idema incentiva a criação de Unidades de Conservação Municipal

ASCOM/IDEMA

Campo Grande está contemplado com as atividades do NUC/IDEMA
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, através do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação - NUC, vem desenvolvendo atividades de incentivo a criação de unidades de conservação municipais, com o objetivo de conservar ambientes de grande relevância ecológica e paisagísticas de escala municipal, descentralizar a gestão desses espaços e assim elevar o percentual de áreas protegidas no Estado.

Para tal, foi criado o Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal, por meio de portaria de nº 134 de 03 de Dezembro de 2014 que tem como objetivo orientar, técnico e juridicamente, os municípios do Rio Grande do Norte nesse processo de criação.

Nesse contexto, os municípios terão a oportunidade de cumprirem um papel fundamental no planejamento e ordenação territorial. Além disso, poderão proporcionar à população local e visitante, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e promoverem o turismo ecológico com ampla participação popular.

O Programa até o presente momento contemplou com atividades os seguintes municípios do Rio Grande do Norte são eles: Acari, Alexandria, Arês, Caicó, Campo Grande, Ceará Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Felipe Guerra, Lajes, Macaíba, Monte das Gameleiras, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Patu, Portalegre, São Miguel do Gostoso, São Tomé, Serra Caiada, Tibau, Upanema e Vila Flor.

Os municípios que necessitarem de apoio neste tema e tiverem interesse em participar do programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal poderão entrar em contato com Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação – NUC, pelos telefones: 3232-1981 / 3232-1992, ou no e-mail: pfomentoucm@gmail.com.