domingo, 17 de maio de 2015

Proposta da criação da Unidade de Conservação (UC) da Serra do Cuó ganha força com parceria firmada entre o vereador Vagner Souza e a UFRN.

Prof. Marcos Nascimento (à esquerda), Vagner Souza e o Geólogo Vladimir Cruz
Depois do aval do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e a aceitação popular, chegou à vez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), encampar na proposta de Criação da Unidade de Conservação da Serra do Cuó.

Em encontro com o Geólogo e professor, Marcos Nascimento, e a professora Zuleide Lima do Departamento de Geografia, ambos da UFRN, o vereador Vagner Souza explanou a proposta da criação da UC, e a necessidade de ter a UFRN como parceiro no estudo técnico-geológico da Serra do Cuó, elemento fundamental para o processo de criação da UC em nosso município. “Os professores Marcos e Zuleide já tinham sinalizado o interesse em encampar no nosso projeto. Mas, depois de tratarmos a fundo sobre nossa UC, tornamos oficial essa parceria, que já tem data marcada para a visita técnica”, disse o vereador Vagner.

Na segunda quinzena do mês de junho, Marcos Nascimento, Zuleide Lima e seus alunos estarão em Campo Grande iniciando o levantamento das características naturais relevantes da serra, delimitação da área de proteção e a modalidade de UC que a Serra do Cuó se enquadrará. Quem também estará nas terras do Cuó é o Coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) do IDEMA, Sr. Pedro Leitão, a Bióloga Natália Rodrigues e o engenheiro ambiental Eduardo Gurgel.

Outros estudos importantes tais como: impacto econômico-financeiro, mapa de recursos minerais da região Seridó - setor oeste e estudo para exploração de esportes de aventura estão sendo feitos por Allysson Laurentino (Contador e Escalador), CPRM – Serviços Geológicos do Brasil e Heráclito Patrício (Escalador), respectivamente. Apesar de a visita técnica ser apenas em junho, todo o processo da criação da UC já se encontra em execução. A coleta de dados extraídos por satélite, estudos científicos do entorno da serra do Cuó, bem como, a utilização de GPS, estão sendo essenciais para a construção dos primeiros mapas.

Esquema de acessos a serra do Cuó
A proposta da criação da Unidade de Conservação da Serra do Cuó tem se consolidado a cada dia. Na próxima semana, o vereador Vagner Souza apresentará na câmara municipal, proposição de sua autoria que provoca o executivo municipal a fazer parte do processo de Criação da UC.

“Estamos todos confiantes e imbuídos nessa missão. Todas as noticias e acontecimentos estão a favor para que UC da Serra do Cuó saia do papel, e se torne uma realidade em nosso município”. Concluiu Vagner Souza.